quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Certificações Oracle para BI e EPM

Muitos profissionais me perguntam sobre as provas de certificações de BI e EPM da Oracle. Para o pessoal de consultoria que já está no mercado há 8 ou 10 anos isso é uma "onda" relativamente nova pois há pouco tempo atrás havia um número muito pequeno de consultores "Hyperion" e as certificações não tinham o peso que têm atualmente, bastava que o profissional tivesse alguma experiência na ferramenta para ser considerado um especialista.

As coisas mudaram um pouco, as tecnologias envolvidas começaram a ser absorvidas por uma massa muito maior de profissionais e o conhecimento está sendo pulverizado, naturalmente. Na minha opnião, as certificações são um verdadeiro caçaníqueis não medem muita coisa, medem, só um pouco, o profissional técnico, mas não todos os outros skills necessários para construir um profissional completo, especialmente o consultor pois o perfil de consultoria envolve muito mais do que o mero conhecimento técnico. Mesmo assim, já que o "Sr. Mercado" quer as certificações, cabe a nós estudar para tê-las.

Se você ainda está pensando se vale à pena investir muitas horas de estudo para fazer uma prova dessas ou se já decidiu fazer mas não sabe muito bem por onde começar, aí vão algumas dicas:
  1. Avalie as provas de certificação existentes. Não existe certificação para todo e qualquer produto vendido pela Oracle. Lembre-se que a Oracle compra uma empresa a cada 40 minutos, mais ou menos, então não há certificação pra tudo, apenas para as tecnologias mais importantes.

  2. Tenha prioridades. Não adianta fazer uma lista enorme de certificações que você gostaria de ter pensando que vai fazer tudo em uma semana. Escolha uma, vá ate o fim e só depois parta para a próxima.

  3. Tenha foco. Escolha provas imediatamente relevantes para a sua carreira. Se daqui a algum tempo você mudar um pouco de área, faça outra que se encaixe à sua realidade atual. O investimento de tempo de estudo é grande o suficiente para você não precisar fazer provas "à toa" mas também é pequeno o suficiente para você poder fazer uma nova certificação sempre que sua carreira demandar.

  4. Busque orientação. Conversar com quem já fez a prova que você vai fazer ajuda bastante. Pequenas dicas, detalhes, "pegadinhas" podem te salvar.
Existem dois tipos de prova de certificação Oracle:
  • Non-proctored

    São as provas que você pode fazer a qualquer momento online sem supervisão pagando com seu cartão de crédito. É um bom caminho para começar se você nunca fez uma prova de certificação pois a tensão é menor e serve como preparação para a prova supervisionada. Claro que na hora de buscar uma contratação ou uma promoção, o peso dessas certificações é menor, mas ainda assim são válidas. Atualmente a Oracle disponibiliza apenas as provas abaixo nesse modelo:


    • 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL®
    • 1Z0-011-JPN SQL (Japanese Only)
    • 1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I
    • 1Z0-200 11i E-Business Suite Essentials for Implementers
    • 1Z0-204 Oracle E-Business Suite R12: E-Business Essentials


Como você pode perceber, não há nenhuma prova Non-proctored para Fusion Middleware.
  • Proctored

    São as provas supervisionadas que devem ser feitas num local autorizado pela Oracle a aplicar a prova. Atualmente a empresa autorizada a aplicar os testes da Oracle é a PEARSON VUE. Para o pessoal de BI e EPM, destaque para as provas de Essbase, Planning, Financial Management (HFM) e BI+Veja no site da Oracle a lista de todas as certificações.
Agora que você já se considera preparado para fazer a sua prova, você deve se cadastrar no site da PEARSON VUE para agendar a sua prova.

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário